Prédio pegou enchente? Saiba o que fazer!

Com a temporada de chuvas e alagamentos, alguns cuidados especiais devem ser tomados para prédios com elevadores. Se entrou água em seu prédio ou a região é propícia a isto, continue lendo este artigo!

ANTES DA ENCHENTE

Antes que aconteça qualquer alagamento ou entre água no prédio, é importante verificar as condições do local e, caso tenha risco de enchente, o foco principal é manter o elevador seco pois a água pode danificar componentes eletrônicos e causar grandes prejuízos para o edifício.

Além disto, se possível, mantenha o elevador no último andar para ficar o mais longe possível do chão e deixe-o desligado (lembre-se de avisar os condôminos que devem utilizar as escadas).

Verifique também possíveis infiltrações na casa de máquinas, através de manchas no teto ou paredes.

DURANTE OU APÓS ENCHENTE

É preciso agir rápido! Se o elevador estiver ligado, você deve desligá-lo imediatamente, pois existem componentes elétricos que podem entrar em curto, causar um acidente ou movimentação involuntária.
O quanto antes, chame um técnico habilitado para uma inspeção geral antes de colocar o elevador em operação novamente. Caso tenha molhado, o equipamento deve ficar algumas horas desligado para secagem. Nesse período de secagem, se o poço do elevador estiver com água, é necessário contratar uma empresa para retirá-la, com acompanhamento da empresa de manutenção.

OUTROS CASOS COM ÁGUA

Não é apenas um alagamento que pode comprometer o bom funcionamento do elevador. Há outros acontecimentos diários que podem acabar molhando o equipamento e danificando como, por exemplo:

  • Limpeza dos corredores e área externa do prédio: é necessário cuidar com o excesso de água próximo ao elevador. Indicamos limpar apenas com pano úmido próximo à porta do equipamento. Já falamos aqui sobre limpeza da parte interna do elevador
  • Prédios com piscina ou próximo ao mar: é comum os moradores saírem das piscinas ou praia molhados mas indicamos um cuidado redobrado pois encostar nos botões estando molhado pode causar curtos ou acidentes.
  • Apartamentos com cano estourado: caso aconteça, indicamos levar o elevador para o andar acima deste onde se encontra o apartamento, para evitar que a água chegue até o equipamento.

Lembre-se, o elevador precisa de cuidados diários para seu bom funcionamento e segurança
de todos, além de manutenção preventiva.

Convidamos você a nos seguir em nossas redes sociais para se manter atualizado sobre as últimas novidades, dicas e projetos em que estamos trabalhando. Mantenha-se conectado conosco!

Aproveite e faça um orçamento com nossa equipe de vendas, (47) 3521-6699