Quando fazer a manutenção do elevador?

Como qualquer outro equipamento mecânico, o elevador exige manutenção para que seu funcionamento garanta a segurança de quem o utiliza. Mas, quando é necessário realizar uma manutenção do elevador?

POR QUE REALIZAR A MANUTENÇÃO DO ELEVADOR

O principal motivo de realizar a manutenção do elevador, como dito anteriormente, é a segurança de quem o utiliza, seja em elevador comercial (passageiros) ou elevador de carga (operador). Aqui já falamos sobre todos os modelos disponíveis na Equibrasil.

Existem 3 tipos de manutenção que podem ser feitas no elevador para garantir o seu funcionamento e também já falamos mais sobre isto neste post, onde você pode conferir mais informações sobre a importância da manutenção.

QUANDO FAZER A MANUTENÇÃO DO ELEVADOR

De modo geral, em um elevador de uso comercial (com público) a manutenção deve ser feita mensalmente e por uma empresa credenciada ou diretamente com o fabricante (nós da Equibrasil).

Em um elevador de residência, já que a utilização é menor, a manutenção pode ser feita a cada 2 meses, mas também necessita que seja feita com uma empresa credenciada ou diretamente conosco.

Quando o cliente realiza a compra de um elevador aqui na Equibrasil, ele recebe um manual de operação e manutenção de utilização. A empresa que faz a manutenção emite uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) obrigatória por lei e exigida pelo Corpo de Bombeiros. Esta ART define quem são os responsáveis técnicos pela manutenção, garantindo a segurança e utilização do equipamento e ao final será colado um selo no equipamento com assinatura e data em que foi realizado o serviço.

Fazendo uma comparação, é como comprar um veículo novo: não importa a marca, mas se você não realiza a manutenção com uma empresa autorizada, ele perde a garantia de fábrica. Mas, além de perder a garantia, não realizar a manutenção do veículo pode fazê-lo perder sua qualidade e segurança oferecida por fábrica e no caso do elevador a situação é a mesma.

A MANUTENÇÃO É OBRIGATÓRIA?

A manutenção mensal é prevista em lei (NBR 16083). Desta forma, são verificados os itens que podem comprometer a vida do passageiro e componentes mais básicos como, por exemplo, refrigeração, iluminação, etc.

PROBLEMAS QUE PODEM SER VISTOS NA MANUTENÇÃO

Alguns problemas que podem ser resolvidos em uma manutenção do elevador feita mensalmente:

  • Falhas na porta
  • Velocidade e pausas inesperadas
  • Degraus por conta de nivelamento inadequado
  • Ruídos além do esperado

O técnico segue um check list detalhado de itens que devem ser verificados em cada serviço.

MANUTENÇÃO EM DIA, MAIS ECONOMIA

Manter a manutenção do elevador em dia, além de garantir a segurança dos passageiro, também traz mais economia para a empresa. O equipamento estará sempre atualizado e com seus componentes revisados, evitando desgaste.

Além disto, um elevador em bom estado garante a tranquilidade de seus usuários e diminui a chance de acidentes.

DICAS DE CUIDADOS GERAIS COM O ELEVADOR

  1. Antes de entrar, verificar se ele se encontra no andar desejado
  2. Não apertar os botões com força ou mais de uma vez
  3. Não tentar abrir a porta manualmente
  4. Quando entrar com objetos grandes, cuidar com laterais e espelhos
  5. Não bloqueie a porta
  6. Não ultrapasse o limite de passageiros ou peso permitido
  7. Tenha cuidado redobrado com crianças ou animais de estimação

Lembrando que mesmo com os cuidados diários há problemas que podem surgir devido ao funcionamento pois é um equipamento mecânico como qualquer outro e por isto a manutenção preventiva é essencial.

CONCLUSÃO

A manutenção mensal é um serviço de conservação para que se garanta que todos os itens de segurança aplicados na construção do equipamento seja assegurada. No fim, toda manutenção preventiva visa a segurança do passageiro e do operador, em casos de elevadores de carga já que sabemos que não é permitido transportar pessoas e carga em um mesmo equipamento.