Quais as normas de segurança para elevador social?
As normas de segurança para elevador social em prédios são essenciais para garantir a segurança de todos os usuários. Mas você sabe quais são essas normas?
ELEVADOR SOCIAL: SEU ALIADO!
Ter um elevador social em prédios comerciais ou residenciais oferece muitos benefícios aos frequentadores, como agilidade e comodidade, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida. Discutimos anteriormente essas vantagens em nosso blog, que você pode ler aqui.
Além disso, um elevador social valoriza o imóvel, potencialmente aumentando o preço de venda ou aluguel de salas comerciais ou apartamentos. No entanto, além de decidir adquirir e instalar um elevador em seu prédio, é crucial seguir as normas de segurança, respeitar as instruções de uso e manter a manutenção em dia. Vamos abordar as normas de segurança que seguimos aqui na Equibrasil.
NORMAS DE SEGURANÇA PARA ELEVADOR SOCIAL
Aqui na Equibrasil seguimos a NBR 16.858 que trata sobre os requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sociais, ou seja: elevadores para transporte de passageiros (se você tem dúvidas sobre os tipos de elevadores que existem, temos um post completo aqui.)
A NBR 16.858 é uma norma técnica brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e contém diretrizes abrangentes para garantir a segurança dos usuários e a integridade do equipamento. A norma aborda aspectos gerais, como requisitos de design, sistemas de segurança, manutenção, sinalização, testes e inspeções, entre outros, aplicáveis a uma ampla gama de elevadores.
Ela é fundamental para garantir que os elevadores atendam a padrões de segurança rigorosos em edifícios comerciais e residenciais. Para este tipo de elevador, seguimos as duas primeiras partes da NBR 16.858:
NBR 16.858 – Parte 1: Elevadores de passageiros e Elevadores de passageiros e carga.
A norma estabelece uma série de requisitos gerais relacionados à segurança, incluindo requisitos para a fabricação, instalação, operação, manutenção e modernização de elevadores de passageiros elétricos. Essa parte da Norma define os requisitos de projeto, construção, instalação e desempenho que influenciam diretamente as características dos componentes e sistemas dos elevadores. Ela fala sobre aspectos dos equipamentos bem como o impacto nos custos e na segurança dos usuários.
NBR 16.858 – Parte 2: Requisitos de projeto, de cálculos e de inspeções e ensaios de componentes.
Esta Parte da NBR 16.858 define os requisitos de projeto, cálculos, inspeções e ensaios de componentes de elevadores de passageiros, passageiros e cargas, elevadores exclusivos de cargas e outros tipos similares de aparelhos de elevação.
Para finalizar, seguir as normas de segurança para elevador social é fundamental para o bom
funcionamento do mesmo e garantir a segurança dos usuários.
Além disso, convidamos você a nos seguir em nossas redes sociais para ficar por dentro das últimas novidades, dicas e projetos em que estamos trabalhando. Mantenha-se conectado conosco!
0 comentários
Escreva um comentário